Constelações Familiares 

A constelação familiar é um método fenomenológico criado pelo alemão Bert Hellinger, que foi padre e missionário na África por mais de 20 anos, onde trabalhou e observou as tribos zulus e seus comportamentos familiares. Após este período na África, Hellinger deixou de ser padre e dedicou-se a estudos sobre o comportamento e psique humana, estudou psicanálise, análise transacional, terapia de grupo e psicodrama, até que chegou na técnica que hoje é conhecida como Constelações Familiares.

Hellinger observou que quando um fato forte e traumático ocorre dentro de uma família, tal como: suicídio, morte prematura, morte violenta, abandono, falência, abortos, etc., se pesquisarmos o passado desta mesma família, encontraremos o mesmo fato traumático repetido no passado. É como popularmente se diz "maldição de família", ou mesmo em muitas religiões esta observação também está presente. Um exemplo claro que pode ser citado e todo mundo conhece, onde esta repetição pode ser observada, o caso da família Kennedy.

É como algo mais forte, ainda que não tenhamos conhecimento do fato ou mesmo que se tente fugir dele, é um ciclo que se repete através de um emaranhado onde estão enredados todos os pertencentes àquele sistema familiar. Isso é trabalhado nas Constelações, com a finalidade de suavizar estes emaranhamentos, devolver ao passado o que é dele, honrar nossos antepassados e proteger nossos descendentes.

A Constelação Familiar não considera a pessoa como um indivíduo único, solto no mundo, ela considera o indivíduo como pertencente a um sistema do qual ele veio, o sistema familiar. Ainda que a pessoa não conheça sua família de origem, ela traz consigo não só os traços físicos, traços de temperamento, dons, como também a bagagem de memórias quânticas pertencente à família, em outras palavras, não adianta fugir ou negar o sistema familiar do qual pertencemos, ele está em nós, faz parte de nós.

Quando isso é negado, reprimido ou excluído, é justamente aí que ocorrem os diversos desequilibrios. Isto pode ser observado em muitos casos, inclusive nos casos de adoção mal sucedida, onde se esconde da criança que ela é adotada, ou onde se reprime que ela fale ou saiba do seu passado, nesses casos, a criança é geralmente bem cuidada e criada, mas de alguma forma, procura ambientes de drogas, roubo, prostituição e fugas de casa, representando o sistema familiar original reprimido. ​

Outro fato importante observado por Hellinger e objeto de trabalho de constelações, são as famílias trianguladas, ou seja, famílias onde o filho assume lugar de pai, a mãe de filha, o pai de filho, ou o filho do genitor faltante, etc., qualquer hierarquia familiar que esteja trocada causa extremo peso psicológico sobre os envolvidos, pois é como se a pessoa tivesse que "dar conta" do seu próprio papel e do papel do outro e isso pesa, aumentando a infelicidade do indivíduo e o desequilíbrio familiar. Isso é harmonizado pela Constelação de forma simbólica e com uma grande tomada de consciência que geralmente reflete quase que imediatamente na vida real.

A Constelação pode ser feita individualmente ou em grupo, obtendo-se resultados nas duas formas. O tratamento é prático e atinge o essencial no período de duas à oito sessões. Através do posicionamento de bonecos e âncoras, o cliente revela aquilo que está em ressonância com seu sistema familiar e a partir do fenômeno é possível harmonizar o que antes estava em desequilíbrio e assim é possível restabelecer a saúde emocional e bem estar.  

O atendimento de constelação familiar pode ser realizado tanto em meu consultório de psicologia em Curitiba como também é possível realizar o atendimento de constelação online.

*Vanessa Granero Pereira é Psicóloga Clínica (CRP/08 20113) especialista em Terapia Familiar Sistêmica e Fenomenologia Sistêmica. Em uma abordagem breve e eficaz, atende em seu consultório particular de psicologia em Curitiba, pessoas de todas as idades. Se você precisa de ajuda, entre em contato. 

Endereço: Avenida República Argentina, 1469, sala 10, Água Verde, Curitiba, PR.

 psi.vanessagranero@gmail.com |

(41) 99864-9110

​© 2019 por Psicóloga Vanessa Granero Pereira.